Ministração de culto de ensino




Tema: Seis coisas que Deus aborrece e a sétima Deus abomina.


Olhos Altivos; Vs 17
Foi o orgulho que moveu Lúcifer a se rebelar contra Deus.
1. Olhos altivos. (V.17a). (II Samuel 22: 28) "E o povo aflito livras; mas teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás." 
(Isaías 5:15) Então o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão
Provérbios 16: 18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. 19  Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.

2. A língua mentirosa. (V.17b). A mentira é a perversão intencional da verdade, não só pelo discurso, mas por qualquer meio, onde o engano é pretendido. Mentir é tão desprezível a Deus, porque um de seus atributos é a verdade. Jesus é "a verdade" encarnada
(João 14:6) Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. E o Espírito Santo é o "Espírito da verdade"
João 15:26,Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. 16:13).
 (João 8:44) Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Assim todos os mentirosos têm Satanás como pai.

3. Mãos que derramam sangue inocente!  (V.17c). Este não é autodefesa ou matar por acidente, mas sim o assassinato impiedoso de pessoas inocentes. Um espírito assassino está subjacente a uma natureza cruel e violenta em um homem irritado. Os cristãos devem fazer mais do que abster-se de violência e assassinato. Eles devem se opor a sua exploração e glorificação pelos filmes e a indústria do esporte, o seu uso desnecessário ou excessivo pelas autoridades policiais e militares, e sua prática incessante por elementos criminosos e sem lei (Êxodo 20:13; Não mataras! Mateus 19:18).

4. Coração que Maquina pensamentos Viciosos!  (V.18a). Este coração é uma fábrica ocupada e produtiva uma incubadora de parcelas e planos do mal. A fabricação deliberada do pecado e da maldade no coração de alguém se torna literalmente a oficina do diabo é tão abominável para Deus que Ele assim o condena. Um coração corrupto é a fonte da qual flui todo o mal
 (Jeremias 17:9, Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Marcos 7:21-23).
                                                                               
5. Pés que se apressam para correr para o Mal. (V.18b).
 (Isaías 59:7; Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.
 Romanos 10:15. E como pregarão se não a quem pregue, Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas




6. Testemunha falsa que profere mentira entre irmãos!  (V.19a).
Ninguém menos do que Jesus e Estevão foram julgados e declarados "culpados" por meio de falsas testemunhas (Mateus 26:59, Atos 6:12-13). É por isso que o Senhor expressamente proibiu essa corrupção nos Dez Mandamentos
 (Êxodo 20:16).   Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
7. O que semeia contenda entre os irmãos!! Um espírito discordante. (V.19b).  É ironicamente melhor que um incendiário incendeie a igreja do que as línguas serem acesas e incendiar um contra o outro
Tiago CAPÍTULO 3

Sobre o tropeço na palavra

1 MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
A sabedoria que vem do alto
13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

Conclusão
Vamos obedecer à palavra de Deus e deixamos ser levados por toda a boa obra pelo Espírito de Deus, para que se cumpra em nós toda a justiça divina, para que quando vierem nos acusar não achem em nós espírito faccioso e o todo poderoso seja glorificado em nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 ERROS QUE UM OBREIRO NÃO PODE COMETER

A CORÇA E A SEDE DO HOMEM.

Estudo preliminar para candidatos ao Batismo.